01- Os parafusos empregados em Aviação são fabricados em:
Aço resistente a corrosão com banho de cadmio.
Cobre e Latão e Alumínio anodizado
Ferro com banho de Cádmio e Alumínio
Aço resistente a corrosão e ligas de Cobre ferrosa.
02- Os parafusos AN são encontrados em três tipos de cabeça:
Hexagonal, Clevis e com Olhal
Hexagonal, Clevis e recartilhado
Pentagonal, Clevis e com encaixe para ferramentas especiais
03- Parafusos AN de cabeça hexagonal são usados em áreas estruturais onde podem sofrer cargas ou esforços de:
Tensão e Compressão
Tensão e Cizalhamento
Tensão e Torção
Tensão e Traçionamento
04- Na identificação de um parafuso AN3-5A podemos estabelecer que:
É um parafuso com diâmetro de 3/16 e 5/8 de comprimento sem furo
É um parafuso com diâmetro de 3/16 e 5/8 de comprimento com furo
É um parafuso com diâmetro de 3/8 e 5/16 de comprimento sem furo
05- O parafuso NAS de tolerância mínima tem como característica:
Nenhuma identificação na cabeça.
Um triangulo ou um rebaixo ovalizado.
Dois traços nas extremidades da cabeça.
O numeral indica o diâmetro do parafuso.
06- As porcas aeronáuticas que não necessitam de contra pinos ou meios auxiliares de frenagem são denominadas:
Porcas Castelos
Porcas Autofreno
Porcas Singelas
Porca Borboleta
07- Arruelas de liga de alumínio são utilizadas onde:
houver contato com estruturas em ligas de alumínio
em qualquer lugar indiscriminadamente
nunca devemos utilizar
houver contato com Skydrol
08- Os torquimetro mais utilizados são:
Barra Flexível, Estrutura Rígida e Estrutura de Catraca
Barra Sofrível, Estrutura Fixa e Estrutura de Catraca
Barra Flexível com extensão e Catraca
Extensão, Barra Flexível e Catraca simples
09- Um cabo de aço aeronáutico 7x19 indica que:
7 pernas com 19 fios, extra flexível
19 pernas com 7 fios, extra flexível
7 pernas com 19 fios, rígido
10- Antes de realizarmos qualquer tipo de manutenção em aeronaves devemos::
Ter em mãos os manuais de manutenção
Ter autorização do Comandante da aeronave
Lavar as mãos
Formar uma equipe de trabalho para limpar a aeronave
11- O IPC, Catalogo Ilustrado de Peças é consultado para:
Reconhecer e identificar os componentes da aeronave
Estabelecer métodos e condições de trabalho
Promover a integração das atividades a ser realizada
Realizar reparos estruturais na aeronave
12- Uma porca autofrenante de nylon não deve ser utilizada:
em áreas sujeita a tensão
em áreas sujeitas a cizalhamento
em áreas sujeitas a altas temperaturas
em áreas sujeitas a torção
13- Os parafusos aeronáuticos devem ser instalados:
com a cabeça para cima e a favor da direção do vôo
com a cabeça para baixo e contra a direção do vôo
com a cabeça para baixo e contra a direção do vôo
de acordo com as instruções do manual de manutenção.
14- Em uma instalação de parafusos devemos observar:
o correta comprimento da gola ou pescoço para prender as partes
que na instalação da porca sempre sobre no mínimo 3 fios de rosca
que é o mesmo tipo designado pelo IPC
todas as anteriores estão corretas
15- Os prendedores de abertura rápida mais utilizados na aviação são:
Dzus, Screws e Airloc
Dzus, Camloc e Airloc
Bolts, Dzus e Airloc
Bolts, Screws e Rebites
16- O cabo de comando mais utilizado em aeronaves é:
ExtraFlexivel de aço 7x7
ExtraFlexivel de aço 1x7
ExtraFlexivel de aço 7x19
Rígido de aço 1x7
17-Um esticador aeronáutico é:
Utilizado para ajustar as tensões conforme manual de manutenção
Consiste de dois terminais rosqueados e uma peça intermediaria
As respostas a-b estão corretas
Um componente para ajuste do trem de pouso
18- A necessidade de torquear corretamente os parafusos instalados na aeronave deve-se a:
Com o aumento de velocidade, cargas de torção são impostas a estrutura da aeronave
Com o aumento de velocidade, cargas de tensão são impostas a estrutura da aeronave
Com o aumento de velocidade, cargas de tração são impostas a estrutura da aeronave
d) Com o aumento de velocidade, cargas de flexão são impostas a estrutura da aeronave
19-Como pratica padrão de manutenção devemos:
recorrer sempre ao Manual de Manutenção da Aeronave
recorrer sempre ao Inspetor de Manutenção da Empresa
recorrer sempre ao juiz da primeira instância
recorrer as apostilas do curso de mecânica aeronáutica
20- Os parafusos aeronáuticos AN são encontrados em três tipos de cabeça:
Hexagonal, com Olhal e tipo Phillips
Quadrado, com Olhal e tipo Clevis
Hexagonal, com Olhal e tipo Clevis
Allen, com Olhal e tipo Screw
21- A designação da tempera e da resistência do rebite são:
indicadas por marcas especiais na cabeça do rebite
fornecidas pelo catalogo de peças da aeronave
indicadas por números na cabeça do rebite
22- O ataque destrutivo sofrido por um material em conseqüência da ação química ou eletroquímica do meio é chamado de:
avaria
degradação do metal
corrosão
eletrólito
23- Preliminarmente, a corrosão pode ser dividida em:
Galvânica e Eletrolítica
Química e Microbiológica
Química e Eletroquímica
Eletroquímica e Galvânica
24- A corrosão chamada de ataque químico direto é:
um ataque indireto de umj produto adocicado
um ataque por exposição direta a agentes causticos
um tipo de danos causado por rachaduras
uma falha estrutural causada por tração
25- Quais os tipos de rebites mais utilizados em aeronaves
oco e sólido
sólido e duro
pop e especial
sólido e duro
pop e especial
especial e sólido
26- A corrosão em ligas de alumínio apresentam sinais evidentes como:
rugosidade na superfície do metal
manchas escuras na superfície do metal
surgimento de uma camada de pó branco na superfície do metal
todas as respostas anteriores estão corretas
27- Quando na manutenção ou reparo de uma aeronave, ao soltar um prendedor rosqueado, devemos descartar a porca se:
For de travamento mecânico
Estiver danificada
For do tipo ParLock ou trava de nylon
Todas as respostas anteriores estão corretas.
28- Para proteção do revestimento metálico da aeronave, é utilizado:
Banho de Alodine e primer aeronáutico
Tinta Poliuretanica
Verniz sintético
Tinta a base de água
29- Para remoção e prevenção de corrosão em um aeronave devemos:
Lavar com água e sabão neutro e pintar em logo que possível
Verificar a extensão do dano sofrido e recorrer ao manual de manutenção.
Lixar a área afetada e aplicar zarcão
Aplicar vaselina ou graxa neutra na área afetada,
to estudando esse assunto e conteúdo me ajudou bastante!
ResponderExcluirASS: DAVID futuro mecânico de aeronaves
MAO-12/06/2012