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segunda-feira, 20 de junho de 2011

Materiais de Aviação

01- Os parafusos empregados em Aviação são fabricados em:
 Aço resistente a corrosão com banho de cadmio.
 Cobre e Latão e Alumínio anodizado
 Ferro com banho de Cádmio e Alumínio
 Aço resistente a corrosão e ligas de Cobre ferrosa.

02- Os parafusos AN são encontrados em três tipos de cabeça:
 Hexagonal, Clevis e com Olhal
Hexagonal, Clevis e recartilhado
 Pentagonal, Clevis e com encaixe para ferramentas especiais
Não existe um padrão determinado.


03- Parafusos AN de cabeça hexagonal são usados em áreas estruturais onde podem sofrer cargas ou esforços de:
Tensão e Compressão
Tensão e Cizalhamento
Tensão e Torção
Tensão e Traçionamento

04- Na identificação de um parafuso AN3-5A podemos estabelecer que:
 É um parafuso com diâmetro de 3/16 e 5/8 de comprimento sem furo
 É um parafuso com diâmetro de 3/16 e 5/8 de comprimento com furo
 É um parafuso com diâmetro de 3/8 e 5/16 de comprimento sem furo
 É um parafuso com diâmetro de 3/4 e 5/16 de comprimento com furo


05- O parafuso NAS de tolerância mínima tem como característica:
Nenhuma identificação na cabeça.
Um triangulo ou um rebaixo ovalizado.
 Dois traços nas extremidades da cabeça.
 O numeral indica o diâmetro do parafuso.

06- As porcas aeronáuticas que não necessitam de contra pinos ou meios auxiliares de frenagem são denominadas:
 Porcas Castelos
 Porcas Autofreno
 Porcas Singelas
Porca Borboleta

07- Arruelas de liga de alumínio são utilizadas onde:
houver contato com estruturas em ligas de alumínio
em qualquer lugar indiscriminadamente
 nunca devemos utilizar
 houver contato com Skydrol

08- Os torquimetro mais utilizados são:
Barra Flexível, Estrutura Rígida e Estrutura de Catraca
Barra Sofrível, Estrutura Fixa e Estrutura de Catraca
Barra Flexível com extensão e Catraca
 Extensão, Barra Flexível e Catraca simples

09- Um cabo de aço aeronáutico 7x19 indica que:
7 pernas com 19 fios, extra flexível
19 pernas com 7 fios, extra flexível
7 pernas com 19 fios, rígido
7 pernas com 19 fios, extra rígido


10- Antes de realizarmos qualquer tipo de manutenção em aeronaves devemos::
Ter em mãos os manuais de manutenção
Ter autorização do Comandante da aeronave
 Lavar as mãos
 Formar uma equipe de trabalho para limpar a aeronave

11- O IPC, Catalogo Ilustrado de Peças é consultado para:
 Reconhecer e identificar os componentes da aeronave
 Estabelecer métodos e condições de trabalho
Promover a integração das atividades a ser realizada
Realizar reparos estruturais na aeronave

12- Uma porca autofrenante de nylon não deve ser utilizada:
em áreas sujeita a tensão
em áreas sujeitas a cizalhamento
em áreas sujeitas a altas temperaturas
em áreas sujeitas a torção

13- Os parafusos aeronáuticos devem ser instalados:
com a cabeça para cima e a favor da direção do vôo
com a cabeça para baixo e contra a direção do vôo
com a cabeça para baixo e contra a direção do vôo
de acordo com as instruções do manual de manutenção.

14- Em uma instalação de parafusos devemos observar:
o correta comprimento da gola ou pescoço para prender as partes
que na instalação da porca sempre sobre no mínimo 3 fios de rosca
que é o mesmo tipo designado pelo IPC
todas as anteriores estão corretas

15- Os prendedores de abertura rápida mais utilizados na aviação são:
 Dzus, Screws e Airloc
 Dzus, Camloc e Airloc
 Bolts, Dzus e Airloc
 Bolts, Screws e Rebites


16- O cabo de comando mais utilizado em aeronaves é:
ExtraFlexivel de aço 7x7
ExtraFlexivel de aço 1x7
ExtraFlexivel de aço 7x19
 Rígido de aço 1x7

17-Um esticador aeronáutico é:
Utilizado para ajustar as tensões conforme manual de manutenção
Consiste de dois terminais rosqueados e uma peça intermediaria
As respostas a-b estão corretas
Um componente para ajuste do trem de pouso

18- A necessidade de torquear corretamente os parafusos instalados na aeronave deve-se a:
Com o aumento de velocidade, cargas de torção são impostas a estrutura da aeronave
Com o aumento de velocidade, cargas de tensão são impostas a estrutura da aeronave
Com o aumento de velocidade, cargas de tração são impostas a estrutura da aeronave
d)     Com o aumento de velocidade, cargas de flexão são impostas a estrutura da aeronave

19-Como pratica padrão de manutenção devemos:
recorrer sempre ao Manual de Manutenção da Aeronave
recorrer sempre ao Inspetor de Manutenção da Empresa
recorrer sempre ao juiz da primeira instância
 recorrer as apostilas do curso de mecânica aeronáutica

20- Os parafusos aeronáuticos AN são encontrados  em três tipos de cabeça:
 Hexagonal, com Olhal e tipo Phillips
 Quadrado, com Olhal e tipo Clevis
 Hexagonal, com Olhal e tipo Clevis
Allen, com Olhal e tipo Screw

21- A designação da tempera e da resistência do rebite são:
      indicadas por marcas especiais na cabeça do rebite
      fornecidas pelo catalogo de peças da aeronave
      indicadas por números na cabeça do rebite
nenhuma das respostas anteriores


22- O ataque destrutivo sofrido por um material em conseqüência da ação química ou eletroquímica do meio é chamado de:
avaria
degradação do metal
corrosão
eletrólito

23- Preliminarmente, a corrosão pode ser dividida em:
Galvânica e Eletrolítica
Química e Microbiológica
Química e Eletroquímica
Eletroquímica e Galvânica



24-  A corrosão chamada de ataque químico direto é:
um ataque indireto de umj produto adocicado
um ataque por exposição direta a agentes causticos
um tipo de danos causado por rachaduras
uma falha estrutural causada por tração

25- Quais os tipos de rebites mais utilizados em aeronaves
oco e sólido      
sólido e duro
pop e especial      
especial e sólido


26- A corrosão em ligas de alumínio apresentam sinais evidentes como:
rugosidade na superfície do metal
manchas escuras na superfície do metal
surgimento de uma camada de pó branco na superfície do metal
 todas as respostas anteriores estão corretas


27- Quando na manutenção ou reparo de uma aeronave, ao soltar um prendedor rosqueado, devemos descartar a porca se:
For de travamento mecânico
Estiver danificada
For do tipo ParLock ou trava de nylon
Todas as respostas anteriores estão corretas.

28- Para proteção do revestimento metálico da aeronave, é utilizado:
Banho de Alodine e primer aeronáutico
Tinta Poliuretanica
Verniz sintético
Tinta a base de água

29- Para remoção e prevenção de corrosão em um aeronave devemos:
Lavar com água e sabão neutro e pintar em logo que possível
Verificar a extensão do dano sofrido e recorrer ao manual de manutenção.
Lixar a área afetada e aplicar zarcão
      Aplicar vaselina ou graxa neutra na área afetada,

Um comentário:

  1. to estudando esse assunto e conteúdo me ajudou bastante!
    ASS: DAVID futuro mecânico de aeronaves
    MAO-12/06/2012

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