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terça-feira, 23 de agosto de 2011

MOTOR ALTERNATIVO/MOTOR A REAÇÃO



Quando um pistão se desloca do ponto morto alto para o ponto morto baixo, o eixo de manivela ou virabrequim efetua um movimento de:
 uma volta
meia volta
duas volta
uma volta e meia

O numero de fases em um motor alternativo é:
seis
depende do fabricante do motor
quatro
 impossível determinar

 Quando o pistão atinge o ponto morto baixo antes do tempo de compressão, a válvula de admissão estará:
se fechando
se abrindo
fechada
aberta

 A distancia entre o ponto morto alto e o ponto morto baixo é conhecida como:
Curso do pistão
Capacidade liquidometra
Passeio do cilindro
Ciclo de operação

O eixo de hélice em um motor de elevada potencia é geralmente;
estriado
cônico
 flangeado
aparafusado

Algumas válvulas de admisão e escapamento são ocas e contem:
Sal de cálcio
Sódio metálico
Acido Gorgorico
Gelo seco

Em qual ocasião as válvulas de admissão e escapamento estarão abertas ao mesmo tempo;
fim da admissão e começo do escapamento
fim do escapamento e inicio da admissão
 fim da admissão e inicio da compressão
fim da compressão e inicio do escapamento

Quando as válvulas de admissão e escapamento estão abertas damos o nome de:
cruzamento de balancins
cruzamento de pistões
cruzamento de bielas
cruzamento de válvulas

O principal papel do eixo de manivelas é:
transformar o movimento retilíneo dos pistões em movimento rotativo para a hélice
sustentar a potencia dos motores
servir de suporte para a hélice
acionar o eixo de ressaltos

Os motores radiais tem como característica principal:
Carter Seco
Carter bipartido lateralmente
Carter Salpicado
Carter Integral

Independente do numero de manivelas que o eixo tenha, temos 3 partes principais:
Munhão, pino da manivela ou moente e manicula
Pino de ressaltos, munhão e braço
Munhão,  moente e braço da manivela
Munheca, moente e braço da manivela

O conjunto de biela-mestra e articulada é utilizada em motores:
Em v
Em linha invertido
Opostos
 Radial

A principal utilidade dos anéis de segmento é:
Evitar o vazamento de gazes e reduzir o consumo de combustível
Evitar o vazamento de gazes sob pressão e reduzir a infiltração de óleo na câmara de combustão do cilindro
Evitar o vazamento de gazes sob pressão e acionar o eixo de ressaltos
Nenhuma das respostas anteriores

As válvulas de admissão são abertas :
antes do pistão atingir o ponto morto inferior
antes do pistão atingir o ponto morto neutro
antes do pistão atingir o ponto morto superior
depois de o pistão atingir o ponto morto superior

Em alguns motores a válvula de escapamento tem sua face retificada para um ângulo de:
45 graus
17 graus
27 graus
170 graus

Haste impulsora, Tucho e Eixo de Ressaltos são componentes do:
mecanismo de atuação dos acessórios
mecanismo de operação do sistema de lubrificação
 mecanismo de operação das válvulas
 mecanismo de atuação do sistema de combustível

No motor alternativo , para completar um ciclo de operação são necessário:
quatro tempos e uma volta no eixo de manivela
cinco fases e duas voltas no eixo de manivela
quatro tempo e duas voltas no eixo de manivela
seis fase e quatro voltas no eixo de manivela

De acordo com a pergunta anterior, podemos concluir que:
cada cilindro queima uma vez a cada duas voltas do eixo de manivela
cada cilindro queima uma vez a cada uma volta do eixo de manivela
cada cilindro queima uma vez a cada meia volta do eixo de manivela
 cada cilindro queima uma vez a cada uma volta e meia do eixo de manivela

A quantidade  ou carga da mistura ar/combustível depende da :
Qualidade do ar atmosférico
Qualidade do combustível utilizado
Da posição de abertura da válvula de escapamento
Da abertura da manete de aceleração
 Do diâmetro da sede de válvula de admissão
 
No tempo de admissão, o pistão ao deslocar-se do ponto morto alto para o ponto morto baixo, provoca no interior do cilindro:
Aumento de pressão
Redução de pressão
Redução de volume
Aumento de temperatura

A construção de um motor a reação típico é composto consiste em:
entrada de ar, seção do compressor e Carter de óleo
entrada de ar, seção de compressor, seção de combustão, seção de turbina, seção de escapamento e seção de acessórios
entrada de ar, turbofan, seção de eletrônica e palhetas da turbina
turbofan, alta razão de by-pass e escapamento vetorado

No motor de fluxo axial, o duto de entrada de ar é:
o principal componente do motor
fabricado de aço para resistir a altas temperaturas
indiferente, o motor utiliza ar da câmara plena
nenhuma das respostas anteriores

A entrada de ar de um motor de fluxo axial é projetada de forma a:
Enviar o ar para a seção de compressores com o mínimo de perda de energia
Evitar a formação de turbulência
Contribuir significantemente para o melhor desempenho global do motor
Todas as respostas anteriores estão corretas

A função principal da seção de compressores em um motor a reação é:
Direcionar o fluxo de ar para as rotoras instaladas antes da câmara de combustão
Aumentar a pressão da massa de ar recebida do duto de entrada e descarregar para a câmara de combustão
Prover ar para o sistema de freio da aeronave
Prover energia elétrica para o starter-generator

Sabemos que a função secundária da seção de compressores é fornecer ar de sangria para diversos sistemas da aeronave e do motor, então:
Pode ser extraido de qualquer estágio do compressor
Deve ser extraído na câmara de combustão e resfriado
Só é fornecido no By-Pass do turbofan
Todas as respostas anteriores estão corretas
 
Um motor a reação é classificado por intermédio de:
Peso, altura e potencia.
Tração, empuxo e SHP
Tipo de Compressor utilizado
Do fabricante da aeronave

Um motor a reação tipo Axial-Centrifugo indica:
seção de compressores axial e seção de turbina centrifuga
Fan centrifugo e compressor Axial
Estágios axiais e centrifugo na seção de compressores
Somente compressor centrifugo na seção de compressores.

O motor com compressor centrifugo consiste basicamente de:
Motor de partida, sistema de combustível e bomba de óleo
Motor de partida, bomba de óleo e caixa de acessórios
Impulsor, difusor e coletor
Câmara de combustão e eixo central

O compressor de fluxo axial tem em cada estágio dois elementos básicos que são:
rotor com laminas fixas ao eixo ou disco e estatoras fixas na carcaça do motor
laminas rotoras fixas e placas estatoras moveis
indutoras e impulsor de refrigeração
difusoras e coletoras de compressão

Os métodos de fixação das palhetas do rotor variam em diferentes projetos de motores, mas são basicamente:
tipo bulbo ou tipo pinheiro
tipo estriado
usinadas no disco
coladas com resina ultra forte
Qual a principal função da seção de combustão:
Fazer a correta mistura de ar/combustível
Queimar a mistura ar/combustível
Esfriar a mistura ar/combustível
Aquecer a mistura ar/combustível

Quais os tipos básicos de câmaras de combustão:
Caneca, Anular e Canícula
Caneca, Anular e Caneca Anular
Tipo Cesta, Câmara Múltipla e Tipo Copo
Câmara Múltipla, Tipo Cesta e Canela

Assinale a  afirmação incorreta:
A câmara de Combustão deve prover os meios para a mistura apropriada de ar e combustível
 A câmara de Combustão deve queimar a mistura ar/combustível de forma eficiente
A câmara de Combustão deve resfriar os produtos da combustão para a temperatura  na qual as palhetas das turbinas possam resistir.
A câmara de Combustão deve distribuir os gases quentes para a seção de compressor de alta pressão.

Um requisito de muita importância nas câmaras de combustão é:
 Prover meios para lubrificação das engrenagens da caixa de redução
Prover meios para drenagem de combustível  não queimado
Prover espaço para deposito de carvão
Prover formas de extinção de fogo

A função dos atomizadores é:
distribuir o ar de forma direta na câmara de combustão
distribuir o combustível em gotas na câmara de combustão
distribuir o combustível  nas laterais da câmara de combustão
distribuir o combustível finamente atomizado na câmara de combustão

A turbina transforma energia:
eólica dos gases em velocidade
cinética em energia mecânica
para acionar a câmara de combustão
nenhuma das respostas anteriores

A principal finalidade da turbina é:
Transformar os gases quentes em empuxo
Transformar os gases quentes em tração
Acionar o compressor
Manter a RPM do motor

O conjunto do estagio da turbina consiste de:
um eixo e um rotor
estatora e direcionadoras de fluxo
aletas guias e aletas guias do bocal de exaustão
estatora e rotora.

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